Discriminação por Peso



As atitudes negativas, contra as pessoas obesas, constitui a mais recente forma de discriminação aceita pela sociedade. Com o aumento da obesidade entre as crianças e adultos nas últimas décadas, um grande número de pessoas são afetadas por essas formas de discriminação.

É mais aceitavel socialmente ouvir alguem ser chamado de magro do que ser insultado de gordo.


Discriminação no emprego


Os indivíduos obesos já levam desvantagens nas entrevistas iniciais na obtenção de um emprego. Isso ocorre principalmente nas formas de trabalho em que essa pessoa ficará em contato permanente com o público. Após obter emprego, são julgados, como preguiçosos, menos competentes, menos disciplinados do que os empregados magros. Isso leva aos obesos obter menos promoções nas suas carreiras do que os outros empregados.
Uma mulher obesa receberá na mesma função um salário menor do que uma outra de peso normal na mesma função.

A discriminação nos centros de saude

Atitudes discriminatórias são verificadas contra os obesos um pouco por toda a sociedade. As afirmações comuns são de que os obesos são menos inteligentes, não tem sucesso, preguiçosos e sem auto estima. Um estudo entre enfermeiras mostrou que 12% delas não gostavam de falar sobre obesidade com as suas pacientes obesas, e 24% achavam que as pacientes obesas eram repulsivas. Isso faz com que muitos pacientes obesas nem procurem tratamento médico, pela discriminação que sofrem, principalmente deixam de procurar os ginecologistas para os exames periódicos, da mama e órgãos ginecológicos. Muitas pacientes alegam que tiveram serias discussões na ultima consulta que fizeram. Os planos de seguro médico por outro lado dificultam o atendimento médico, para tratamento clinico ou cirúrgico nesses pacientes.

Discriminação educacional

Há numerosos estudos mostrando que as estudantes obesas são estigmatizadas por diferentes formas de discriminação. São os próprios colegas os que mais freqüentemente ridicularizam a colega obesa e isso pode começar a ocorrer já na idade da pré-escola.
As crianças obesas discriminadas relatam que são frequentemente excluídas, das atividades sociais e das praticas de esporte. Estudos mostram que as meninas obesas são excluídas dos grupos de colegas de peso normal, apesar de terem o mesmo índice de aprovação nos estudos.

Videos:

Discriminação na serie 'Idolos' na bulgaria



Despedimento de um homem obeso do seu trabalho



Entrevista a uma mulher a que lhe foi pedido para perder peso onde trabalhava