Heterofobia



Heterofobia é um termo utilizado para definir a aversão a pessoas ou actos heterossexuais. Literalmente, hetero (diferente) e fobia (medo), formam um termo que significa medo da diferença - embora o termo hetero seja aqui usado na acepção vulgar (e abreviada) de "heterossexual".

Da maneira como várias vezes o termo é utilizado actualmente, atribui-se geralmente a atitude heterofóbica a pessoas homossexuais, em contraposição à homofobia, que seria uma característica atribuída a pessoas heterossexuais. No entanto, a orientação sexual de uma pessoa não garante que seja heterofóbica ou homofóbica podendo uma pessoa heterossexual ser classificada como heterofóbica.

O movimento feminista também é acusado de ser heterofóbico, pela maneira como se posiciona, buscando negar as diferenças existentes entre homens e mulheres e a noção de que a heterossexualidade é a orientação sexual natural do ser humano.

O termo é um neologismo e apareceu pela primeira vez em 1990, em analogia à homofobia, sendo menos divulgada do que a homofobia por várias razões:

  • Um estudo, efectuado por Stephen M. White e Louis R. Franzini, indica que há menos sentimentos negativos e heterofobia por parte das pessoas homossexuais, quando comparados com os sentimentos negativos e homofobia por parte das pessoas heterossexuais. O mesmo estudo revela que o nível de sentimentos negativos por parte das pessoas homossexuais não é influenciado pelo facto de assumirem ou não a sua orientação sexual.
  • A percentagem de homossexuais e bissexuais é muito menor que a percentagem de heterossexuais, resultando assim numa potencial representatividade menor da heterofobia em relação à homofobia.