Xenofobia

A Xenofobia é um medo, uma fobia ou uma aversão excessiva, descontrolada e desmedida em relação a pessoas estranhas, raças ou culturas com as quais nós habitualmente não contactamos. Este medo é uma resposta normal ao perigo ou ameaça. A intensidade dessa resposta varia de acordo com as diferentes situações e as diferentes pessoas. Este problema psiquiátrico insere-se no grupo das perturbações fóbicas e, dentro deste grupo, é considerada provocada pela exposição a uma situação ou objecto temido, que frequentemente conduz a um comportamento de evitamento.

As pessoas que apresentam este medo persistente, irracional e excessivo tendem a evitar o contacto com estranhos, pois esta situação provoca-lhes uma extrema angústia, ansiedade, aumento da tensão arterial e da frequência cardíaca. Nos casos mais graves em relação à situação temida, interfere significativamente com as rotinas normais da pessoa, funcionamento ocupacional, relacionamentos e actividades sociais desenvolvidas.

A xenofobia tende normalmente a ser visto como causa de preconceitos. Por exemplo, os defensores do termo Homofobia acreditam que todo o preconceito a Homossexuais provém do medo irracional (fobia). O preconceito contra pessoas que tenham origem em outra região, também é uma manifestação de xenofobia. Apesar de a xenofobia ser vista como causa de preconceitos não podemos dizer que tal afirmação seja totalmente verdadeira pois o preconceito pode previr de outras causas.
A presença deste tipo de fobias nas pessoas está habitualmente relacionada com acontecimentos traumáticos que envolvem o objecto ou situação fóbica e/ou factores psicossociais.

Em resumo, a xenofobia é um preconceito com receio, ódio ou fobia contra estrangeiros no geral, ou determinados grupos étnicos diferentes daquele a que pertence a pessoa, ou contra pessoas cuja fisionomia social e cultural se desconhece.

Vídeos:


Tvi - Xenofobia em Portugal (1ª parte)



Tvi - Xenofobia em Portugal (2ª parte)



Tvi - Xenofobia em Portugal (3ª parte)



Tvi - Xenofobia em Portugal (4ª parte)