Sexismo

O sexismo é a discriminação ou tratamento indigno a um determinado gênero, ou ainda a determinada identidade sexual,e orientação sexual. Existem diferentes formas de exercicio do sexismo, como por exemplo Heterosexismo (relacionado com a homofobia)
Para a Psicologia, o Sexismo é um ideario,construído social, cultural e político onde um género,orientação sexual tenta se sobrepor ao outro.

Existem assunções diferentes sobre as quais se assenta o sexismo:
- Um género é superior a outro
- Uma orientação sexual é superior a outra
- Mulher e homem são profundamente diferentes (mesmo além de diferenças biológicas), e essas diferenças devem se refletir em aspectos sociais como o direito e a linguagem.

Em relação ao preconceito contra mulheres, diferencia-se do machismo por ser mais consciente e pretensamente racionalizado, ao passo que o machismo é um muitas vezes um comportamento de imitação social. Nesse caso o sexismo muitas vezes está ligado à misoginia.

Misoginia

Misoginia é um movimento de aversão ao que é ligado ao feminino.

Algumas teóricas feministas pensam que a sociedade patriarcal é construída nesse movimento de expurgar o que é feminino, e de expurgar as mulheres, torná-las alheias, abjetas. Este tipo de discriminação é por vezes confundida com o machismo, mas enquanto que a primeira se baseia no ódio, o segundo fundamenta-se numa crença na inferioridade da mulher.

Para mais informações sobre misoginia consulte este site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Misoginia

Vídeos:

Publicidade sexista de cerveja



Publicidade sexista de seguro de automoveis